Mais um post sobre relatórios....
Acho que estou sendoi influenciada pelo "clima" de fechamento do ano letivo, hi hi hi
Esse é em especial para quem está com os bem pequenos
Bjks.....
MATERIAL DE APOIO PARA RELATÓRIO DE AVALIAÇÕES.
São dicas em forma de perguntas que exigem a formulação de uma frase bem completa com dados significativos.
1) ADAPTAÇÃO:
No primeiro dia foi resistente ao ir embora? Ao entrar?©
Com quem veio?©
Entrou sozinha?©
Ficou dependente de alguém? Da mãe? De bico? De dedo?©
Conversou com a educadora?©
Brincou?©
lnteragiu com alguma criança?©
Se a criança© reagiu bem, quais as suas manifestações?
Curiosidades?©
Comentários?©
Expectativas?©
2) ÁREA AFETIVA / RELACIONAMENTO SOCIAL
Relacionamento Social.
Procura resolver seus conflitos?©
Expressa quando quer algo para resolver situações?©
Aceita regras combinadas em grupo?©
Aceita ordens coletivas?©
Individuais?©
Sabe esperar sua vez de falar?©
De ser atendido?©
É cooperativo, solidário em diferentes situações?©
Com professora, com colegas e outras crianças como é seu relacionamento?©
É aceita pelo grupo?©
Interage com o grupo?©
Integra-se ao grupo?©
Demonstra muita competividade?©
(Brigas) Troca Brinquedos/ Compartilha brinquedos e outros?©
Os amigos buscam ela para brincar?©
Área Afetiva.
Aceita a situação quando contrariado? (Frustrações)©
É ativa?©
Aceita mudanças de rotina? De ambiente?©
Apresenta comportamento de liderança?©
É impulsivo? É agressivo?©
Aceita sujar-se?©
É indiferente? Ou desinteressado em estabelecer relação com o©
outro?©
É rejeitada?©
É rejeitadora?©
Brinca só?©
Tem amigos preferidos?©
É uma criança carinhosa e©
3) PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES:
Quando inicia a brincadeira logo participa ou necessita ser estimulada?©
Demonstra concentração nas atividades propostas?©
Quais as atividades que têm dificuldades? Por quê?©
Demonstra interesse nos assuntos propostos©
Participa ativamente?©
Com alegria?©
Espontaneamente?©
Como está seu desempenho no processo de realização das atividades?©
Demonstra interesse em participar dos projetos, trazendo contribuições?©
Atenção: - É atento?©
Dispersivo?©
Interessado?©
É curioso?©
4) AUTONOMIA
Quais os comportamentos que adquiriu ou demonstra?©
Transmite recados?©
Tem iniciativa?©
Apresenta condições de escolha - recusa?©
Guarda materiais?©
Lava-se, seca-se, veste-se, despe-se?©
Organiza seus materiais?©
Estrutura seus espaços?©
Termina as tarefas?©
Demonstra segurança para realizar as atividades sozinhas?©
Busca resolver suas dificuldades?©
Demonstra ter senso crítico? Questiona? Argumenta?©
Detalhes sobre Ajudante do Dia©
Observação: Interferência que a educadora teve no desenvolvimento.
Incluir um fato específico da criança.
5) COGNITIVO:
Quais os novos conteúdos que aprendeu? (Português, Matemática, Estudo Sociais, Ciências?)©
O que aprendeu através do Projeto? Citar no mínimo três itens.©
Em relação à meta administrativa do ano, o que a criança demonstrou ter aprendido?©
Quais as contribuições cognitivas que trouxeram as vivências do semestre? (teatro, passeios, visitas, datas comemorativas)©
Qual o assunto que prendeu mais a sua atenção no semestre?©
6) LINGUAGEM/COMUNICAÇÃO/EXPRESSÃO
Como é o seu vocabulário?©
Ao falar omite letras?©
Troca letras?©
Gagueja?©
Já organiza seu pensamento para falar?©
Formula frases completas para comunicar-se?©
É falante?©
Nomeia objetos do uso diário?©
Sabe diferenciar a utilidade em diferentes objetos?©
Está ampliando seu vocabulário incluindo novas palavras?©
Articula corretamente as palavras?©
Descreve ações de uma gravura?©
Relata fatos de sua vivência?©
Com seqüência lógica?©
Livremente? Com estímulo?©
Relata trechos de uma história conhecida?©
Reconta uma história conhecida com seqüência lógica?©
Inventa uma pequena história a partir de... (objetos: Fantoche, livro de história, fatos).©
Cria falas a partir de fantoches e/ou dramatizações?©
Dramatiza? É desinibido para dramatizar?©
Brinca de faz de conta? Inventa falas?©
Faz movimentos com o corpo e gestos acompanhando a música?©
Tem ritmo?©
Canta espontaneamente? Memoriza canções?©
É criativo dando idéias? (Para as dramatizações, para solução de problemas.)©
Reproduz oralmente rimas?©
Reproduz oralmente versos e/ou poesias?©
Demonstra entender o que lhe é dito ou explicado? (oralmente ou por expressões fisionômicas).©
Reproduz através de mímica diferentes expressões?©
7) ÁREA MOTORA AMPLA:
Como se movimenta? É ágil? Lento?©
Demonstra habilidade para subir e descer degraus?©
Demonstra habilidade ao correr: Livremente entre obstáculos, com freio inibitório.©
Demonstra equilíbrio?©
Demonstra insegurança ao movimentar-se?©
Precisa de ajuda para realizar atividades da área motora ampla?©
Apresenta alguma dificuldade motora?©
Sente prazer em realizar as atividades motoras?©
Mantém uma postura adequada/correta ao sentar-se?©
Permanece na rodinha durante o período necessário?©
8)ÁREA MOTORA FINA:
Rasga em pedaços grandes, em pedaços pequenos, livremente, em tiras, ao redor de gravuras, em pinça?©
Consegue manusear a tesoura?©
© Introdução da tesoura (MI) Recorta (livremente, papéis em pedaços grandes, papéis em pedaços pequenos, ao redor de gravuras, papéis em pedaços pequenos, ao redor de gravuras, sobre linhas...(bem, com firmeza, com dificuldade)?
Realiza a punção (livremente sobre linhas)?©
Realiza exercícios de alinhava? (como?)©
Utiliza a cola adequadamente (descrever a etapa do nível)?©
Como realiza as atividades com tinta?©
Quais materiais utilizam?©
Importa-se de sujar-se?©
Apresenta alguma dificuldade motora fina? (no uso de diferentes©
materiais?)©
Como manuseia a massinha de modelar? O que produz?©
Como manuseia a argila? O que Produz?©
Como é seu desempenho para "criar" a partir de diferentes materiais? (Sucatas, recortes de papel, Eva, cordões, argila,...)©
Qual a etapa do desenho em que a criança se encontra?©
Como folheia revistas e livros?©
Como realizar as atividades gráficas?© (ao pegar o lápis, ao posicionar a folha, ao fazer os traçados?)
Como colore os desenhos? (dentro do limite?)©
Representa graficamente? (os numerais, as letras)?©
9) PERCEPÇÃO:
Apresenta boa discriminação visual? E auditiva? Demonstra ter percepção espacial?© Está desenvolvendo sua lateralidade?
10) PREFERÊNCIAS
Por algum material?©
Brinquedo?©
Algum momento da rotina?©
Por alguma atividade?©
Brincadeiras?©
Como realizar as atividades gráficas? (ao pegar o lápis, ao posicionar a folha, ao fazer os traçados?)©
Como colore os desenhos? (dentro do limite?)©
Representa graficamente? (os numerais, as letras)?©
11) ALIMENTAÇÃO
Alimenta-se bem de acordo com a ficha de avaliação? Aceita bem a alimentação?©
Mastiga os alimentos adequadamente?©
Apresenta resistência a alguns tipos de alimentos?©
Ao realizar a refeição, segura a colher com firmeza e corretamente?©
A criança consegue se alimentar sozinha? Precisa de auxílio?©
Ao se organizar para a refeição, realiza a oração? Junta as mãozinhas?©
Permanece sentado até o final da refeição?©
Toma bastante água durante o turno?©
12) SONO
Dorme após o almoço?©
Se não dorme após o almoço o que faz?©
Dorme em outros horários dentro da rotina?©
1) ADAPTAÇÃO:
No primeiro dia foi resistente ao ir embora? Ao entrar?©
Com quem veio?©
Entrou sozinha?©
Ficou dependente de alguém? Da mãe? De bico? De dedo?©
Conversou com a educadora?©
Brincou?©
lnteragiu com alguma criança?©
Se a criança© reagiu bem, quais as suas manifestações?
Curiosidades?©
Comentários?©
Expectativas?©
2) ÁREA AFETIVA / RELACIONAMENTO SOCIAL
Relacionamento Social.
Procura resolver seus conflitos?©
Expressa quando quer algo para resolver situações?©
Aceita regras combinadas em grupo?©
Aceita ordens coletivas?©
Individuais?©
Sabe esperar sua vez de falar?©
De ser atendido?©
É cooperativo, solidário em diferentes situações?©
Com professora, com colegas e outras crianças como é seu relacionamento?©
É aceita pelo grupo?©
Interage com o grupo?©
Integra-se ao grupo?©
Demonstra muita competividade?©
(Brigas) Troca Brinquedos/ Compartilha brinquedos e outros?©
Os amigos buscam ela para brincar?©
Área Afetiva.
Aceita a situação quando contrariado? (Frustrações)©
É ativa?©
Aceita mudanças de rotina? De ambiente?©
Apresenta comportamento de liderança?©
É impulsivo? É agressivo?©
Aceita sujar-se?©
É indiferente? Ou desinteressado em estabelecer relação com o©
outro?©
É rejeitada?©
É rejeitadora?©
Brinca só?©
Tem amigos preferidos?©
É uma criança carinhosa e©
3) PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES:
Quando inicia a brincadeira logo participa ou necessita ser estimulada?©
Demonstra concentração nas atividades propostas?©
Quais as atividades que têm dificuldades? Por quê?©
Demonstra interesse nos assuntos propostos©
Participa ativamente?©
Com alegria?©
Espontaneamente?©
Como está seu desempenho no processo de realização das atividades?©
Demonstra interesse em participar dos projetos, trazendo contribuições?©
Atenção: - É atento?©
Dispersivo?©
Interessado?©
É curioso?©
4) AUTONOMIA
Quais os comportamentos que adquiriu ou demonstra?©
Transmite recados?©
Tem iniciativa?©
Apresenta condições de escolha - recusa?©
Guarda materiais?©
Lava-se, seca-se, veste-se, despe-se?©
Organiza seus materiais?©
Estrutura seus espaços?©
Termina as tarefas?©
Demonstra segurança para realizar as atividades sozinhas?©
Busca resolver suas dificuldades?©
Demonstra ter senso crítico? Questiona? Argumenta?©
Detalhes sobre Ajudante do Dia©
Observação: Interferência que a educadora teve no desenvolvimento.
Incluir um fato específico da criança.
5) COGNITIVO:
Quais os novos conteúdos que aprendeu? (Português, Matemática, Estudo Sociais, Ciências?)©
O que aprendeu através do Projeto? Citar no mínimo três itens.©
Em relação à meta administrativa do ano, o que a criança demonstrou ter aprendido?©
Quais as contribuições cognitivas que trouxeram as vivências do semestre? (teatro, passeios, visitas, datas comemorativas)©
Qual o assunto que prendeu mais a sua atenção no semestre?©
6) LINGUAGEM/COMUNICAÇÃO/EXPRESSÃO
Como é o seu vocabulário?©
Ao falar omite letras?©
Troca letras?©
Gagueja?©
Já organiza seu pensamento para falar?©
Formula frases completas para comunicar-se?©
É falante?©
Nomeia objetos do uso diário?©
Sabe diferenciar a utilidade em diferentes objetos?©
Está ampliando seu vocabulário incluindo novas palavras?©
Articula corretamente as palavras?©
Descreve ações de uma gravura?©
Relata fatos de sua vivência?©
Com seqüência lógica?©
Livremente? Com estímulo?©
Relata trechos de uma história conhecida?©
Reconta uma história conhecida com seqüência lógica?©
Inventa uma pequena história a partir de... (objetos: Fantoche, livro de história, fatos).©
Cria falas a partir de fantoches e/ou dramatizações?©
Dramatiza? É desinibido para dramatizar?©
Brinca de faz de conta? Inventa falas?©
Faz movimentos com o corpo e gestos acompanhando a música?©
Tem ritmo?©
Canta espontaneamente? Memoriza canções?©
É criativo dando idéias? (Para as dramatizações, para solução de problemas.)©
Reproduz oralmente rimas?©
Reproduz oralmente versos e/ou poesias?©
Demonstra entender o que lhe é dito ou explicado? (oralmente ou por expressões fisionômicas).©
Reproduz através de mímica diferentes expressões?©
7) ÁREA MOTORA AMPLA:
Como se movimenta? É ágil? Lento?©
Demonstra habilidade para subir e descer degraus?©
Demonstra habilidade ao correr: Livremente entre obstáculos, com freio inibitório.©
Demonstra equilíbrio?©
Demonstra insegurança ao movimentar-se?©
Precisa de ajuda para realizar atividades da área motora ampla?©
Apresenta alguma dificuldade motora?©
Sente prazer em realizar as atividades motoras?©
Mantém uma postura adequada/correta ao sentar-se?©
Permanece na rodinha durante o período necessário?©
8)ÁREA MOTORA FINA:
Rasga em pedaços grandes, em pedaços pequenos, livremente, em tiras, ao redor de gravuras, em pinça?©
Consegue manusear a tesoura?©
© Introdução da tesoura (MI) Recorta (livremente, papéis em pedaços grandes, papéis em pedaços pequenos, ao redor de gravuras, papéis em pedaços pequenos, ao redor de gravuras, sobre linhas...(bem, com firmeza, com dificuldade)?
Realiza a punção (livremente sobre linhas)?©
Realiza exercícios de alinhava? (como?)©
Utiliza a cola adequadamente (descrever a etapa do nível)?©
Como realiza as atividades com tinta?©
Quais materiais utilizam?©
Importa-se de sujar-se?©
Apresenta alguma dificuldade motora fina? (no uso de diferentes©
materiais?)©
Como manuseia a massinha de modelar? O que produz?©
Como manuseia a argila? O que Produz?©
Como é seu desempenho para "criar" a partir de diferentes materiais? (Sucatas, recortes de papel, Eva, cordões, argila,...)©
Qual a etapa do desenho em que a criança se encontra?©
Como folheia revistas e livros?©
Como realizar as atividades gráficas?© (ao pegar o lápis, ao posicionar a folha, ao fazer os traçados?)
Como colore os desenhos? (dentro do limite?)©
Representa graficamente? (os numerais, as letras)?©
9) PERCEPÇÃO:
Apresenta boa discriminação visual? E auditiva? Demonstra ter percepção espacial?© Está desenvolvendo sua lateralidade?
10) PREFERÊNCIAS
Por algum material?©
Brinquedo?©
Algum momento da rotina?©
Por alguma atividade?©
Brincadeiras?©
Como realizar as atividades gráficas? (ao pegar o lápis, ao posicionar a folha, ao fazer os traçados?)©
Como colore os desenhos? (dentro do limite?)©
Representa graficamente? (os numerais, as letras)?©
11) ALIMENTAÇÃO
Alimenta-se bem de acordo com a ficha de avaliação? Aceita bem a alimentação?©
Mastiga os alimentos adequadamente?©
Apresenta resistência a alguns tipos de alimentos?©
Ao realizar a refeição, segura a colher com firmeza e corretamente?©
A criança consegue se alimentar sozinha? Precisa de auxílio?©
Ao se organizar para a refeição, realiza a oração? Junta as mãozinhas?©
Permanece sentado até o final da refeição?©
Toma bastante água durante o turno?©
12) SONO
Dorme após o almoço?©
Se não dorme após o almoço o que faz?©
Dorme em outros horários dentro da rotina?©
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